Cachalotes dormem em posição vertical

Cachalotes ao largo da ilha do Pico, Açores. Créditos: Magnus Lundgren; Fonte: thescuttlefish

Cachalotes são uma espécie de Baleia muito peculiar. São vistas ao largo da ilha dos Açores onde outrora era comum a caça até meados dos anos 80. Esta espécie caracteriza-se por ser um dos maiores cetáceos com dentes e pela sua enorme cabeça. Na cabeça podemos encontrar algo interessante, o espermacete ou cetina. Este órgão, situado á frente da cabeça e por vezes na mandíbula possibilita a estes seres adquirir peso através da água, possibilitando a submersão com relativa facilidade. 




Todos os Cetáceos são "respiradores conscientes" isto é, precisam de acordar para respirar. Quando dormem, têm que acordar em determinada altura para emergir e respirar durante 12 minutos, depois voltam a adormecer. A posição da "soneca" é quase universal, todos dormem horizontalmente, bem perto da superfície excepto o Cachalote, que dorme na posição vertical.

Não se sabe bem o porquê desta posição, mas pode estar relacionado com a evolução e segurança. Sabe-se que muitos barcos chocam com baleias á superfície, sendo uma importante causa de náufragos e também uma das principais causas de morte destes animais. Através desta nova posição, as chances de evitar choques com o tráfego marítimo são maiores pois a area do corpo junto á superfície é menor do que as restantes espécies.




Curiosidades:
Ostenta o maior cérebro de todas as espécies vivas da Terra.
Maior carnívoro da Terra
É o mergulhador mais profundo (3000 metros)
È o animal mais ruidoso do mundo.
Moby Dick foi inspirado num Cachalote albino

Sem comentários:

Enviar um comentário